Risco de vida ou risco de morte?2

Risco de vida ou risco de morte?

Laércio Lutibergue é professor de português, consultor e revisor de texto

» RISCO DE VIDA ou RISCO DE MORTE?

Com freqüência, sou solicitado a responder a essa pergunta. Para início de conversa, acho essa discussão RISCO DE VIDA x RISCO DE MORTE uma grande bobagem. No entanto, por ser revisor e consultor de um jornal, de assessorias de imprensa, de agências de publicidade, não posso deixar nada sem resposta, mesmo se tratando de assunto de pouca importância.

Assim, à pergunta “Qual o certo, risco de vida ou risco de morte?”, minha resposta é: as duas! Uma, “risco de morte (ou “de morrer”) é mais lógica, é mais adequada cartesianamente falando. A outra, “risco de vida”, é legítima, apesar de parecer ilógica, pois em geral “risco de…” se associa a algo ruim: corre-se risco de morrer afogado, de ser seqüestrado (principalmente no Brasil), de eleger um demagogo, etc. Todavia, não podemos desconhecer que “risco de vida” tem forte uso e este uso legitima essa expressão.

Assim sendo, posso dizer, caro leitor, que hoje essa questão é muito mais um caso de preferência. Use, pois, a expressão que melhor lhe convier e não perca tempo com querelas inúteis.

 


About this entry